22 de março de 2011

O lixo e a Revolução Industrial (História)

A partir da revolução industrial o lixo se tornou algo complexo e extremamente preocupante. Antes da revolução quase todo o lixo produzido era basicamente de matéria orgânica, já que a alimentação da população se dava por meios agrícolas e pecuários, alem disso o número de habitantes era significativamente menor.
Uma curiosidade sobre os resíduos da população antes da revolução industrial, é que eles eram enterrados no quintal de suas próprias residências. Do ponto de vista científico essa ação é positiva pois corresponde a uma medida preventiva contra doenças e evita a presença de animais hospedeiros tais como, ratos, baratas, moscas entre outros...
Durante o processo da revolução industrial e após o mesmo, houve um grande aumento da produção industrializada, conseqüentemente o número de habitantes se elevou e a produção de lixo aumentou drasticamente assim como a diversificação de sua composição.
A partir deste contexto histórico o Mundo foi bombardeado por revoluções científicas e tecnológicas, alem disso houve a dispersão de varias transnacionais por todo o globo, isso tudo com apenas um objetivo: o consumo em massa.A partir dai foram lançados vários produtos e atrativos para os consumidores. Como o único objetivo dos capitalistas era obter lucro, a todo o momento ocorriam inovações para atingir e incentivar a população ao consumismo, diante disso a produção só fazia aumentar, entretanto todas as mercadorias dispostas para o consumidor requerem a extração de recursos da natureza, aumentando o desmatamento e a quantidade de lixo acumulada sem o devido tratamento.
Na época o lixo não possuía a atenção necessária e era descartado livremente nas áreas periféricas das cidades. Quando os resíduos não eram descartados na periferia eles possuíam outros destinos não menos pior, porem bastante preocupante como áreas desabilitadas ,rios, encostas, córregos, etc. Esse processo era/é comum em países subdesenvolvidos onde o lixo não possuía destino e normalmente o lixo saía dos bairros nobres da cidade e tinha como endereço bairros de população com uma renda baixa. Como a grande maioria era miserável, o nível de higiene nas ruas era subumano e o nível de contaminação era extremamente absurdo.

Os principais problemas da época em relação ao lixo são:

• Disseminação de insetos que são hospedeiros de doenças, como a peste bubônica, dengue,
leptospirose entre outras.
• Decomposição de matéria orgânica que gera um odor desagradável e produz um líquido ácido de cor escura denominado de Chorume, esse é absorvido pelo solo e atinge o lençol freático, tornando-o poluído.
• Contaminação do solo com produtos tóxicos e das pessoas que estão em contato.
• Deslizamento de encostas.
• Assoreamento de mananciais e enchentes.
• Armazenamento de materiais que não são biodegradáveis.
• Além de estragar a paisagem.


Postado Por Lucas Silva.

8 comentários:

  1. cara gostei me ajudou no trabalho scolar vlwww

    ResponderExcluir
  2. Está de parabéns pelo texto!!! Vai contribuir para a pesquisa do meu tcc!

    Mais uma vez parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito. Contribuiu muito pra minha redação sobre o lixo. Obgd! 📚❤🙏

    ResponderExcluir
  4. Muy bueno me ayudo para un relatório gracias!!!

    ResponderExcluir
  5. definitivamente sensacional, me ajudou muuito com um trabalho escolar

    ResponderExcluir